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Saiba o que mudou na internet e como isso afeta seu site

Por Weslley Buback em 16/04/2015 - Sem Comentários

Entenda por que não é exagero afirmar que um site criado há mais de 2 anos deve avaliar a implementação de mudanças. 

E isso não é papo de agência querendo vender trabalho.

Pensando neste prazo, de 2012-2013 para cá muita coisa mudou. Veja algumas destas mudanças e saiba o que fazer para se adequar a elas de forma fácil.

Saiba o que mudou na internet e como isso afeta seu site

1 – Consumidores

Os seus clientes e os hábitos de compra, principalmente considerando os recursos digitais, passaram por muitas transformações. Segundo o Google, 80% dos consumidores pesquisam na internet antes da decisão de compra.

Antes de comprar ou contratar um serviço, as pessoas comparam preços, qualidade do produto ou serviço e até informações técnicas.

O consumidor vive conectado e, acredite, 18% das pessoas acessam a internet enquanto estão no banheiro – se identificou, não é!?. Isso mostra que o comportamento mudou e isso gera um grande consumo de informação, então dê isso a eles.

Crie conteúdo original e segmentado ao seu público-alvo.

Existem ferramentas que te ajudam a entender o comportamento das pessoas que acessam o seu site e assim criar conteúdo mais relevante.
Um exemplo gratuito é o Google Analytics. Conheça!

 

2 – Multitelas

Seu site se ajusta às telas de computador, tablets e smartphones?

Veja esses dados do Google:

No Brasil, 63 milhões de pessoas acessam dois tipos de tela (TV + PC) e 30 milhões acessam três (TV + PC + Smartphone). O deslocamento entre telas é simultâneo ou sequencial. O comportamento do brasileiro é mais simultâneo. A TV é a tela que mais se repete: 52% da população on-line assistem à TV e acessam a Internet ao mesmo tempo; 68% veem TV e usam smartphones. Dentre os brasileiros que acessam três tipos de tela, 27% compram on-line e mais de 30% utilizam mais de um dispositivo para concluir as compras.

Isso mostra que devemos sim estar preocupados com a experiência do usuário e permitir que ele navegue de forma cômoda em qualquer dispositivo.

Faça um teste. Acesse seu site por um smartphone e responda as perguntas abaixo:

– É confortável ver seu site nessa resolução?
– O menu se adequa a resolução e você consegue navegar por todas as opções?
– O conteúdo fica sobreposto?
– Precisa dar zoom no conteúdo para que consiga ler?

Se sua resposta foi sim para qualquer uma dessas perguntas, é hora de repensar o seu site.

 

3 –  Mídias Sociais e Marketing digital

Já vimos que os hábitos dos consumidores mudaram e que eles são, em sua maioria, multitelas. Agora falaremos de como ser encontrado. Já ouviu falar em marketing digital ou marketing online?

A grande maioria das pessoas que vivem no planeta Terra utilizam diariamente o Facebook, Twitter, Instagram entre outras redes sociais. Essas pessoas podem e devem ser alcançadas.

As redes sociais diminuem a distância entre o cliente e a marca, fazendo com que ele se sinta mais próximo por ser mais fácil, humano, rápido e exclusivo o atendimento.

É importante aliar as redes sociais ao seu site. Use o Facebook, por exemplo, como um canal de atendimento, distribua promoções, mostre novidades e tenha o público sempre em contato. Ao ver uma publicação que gosta, o seguidor pode curtir, comentar e compartilhar, isso faz com que toda a rede de amigos dele veja seu produto/serviço e sua marca. Isso traz resultados orgânicos, que são novas pessoas (possíveis-clientes) de forma gratuita. Podemos chamar isso de boca-a-boca digital!

Existe, também formas de comprar espaços de publicidade nessas redes. No Facebook temos o Ads, onde você cria um anúncio, define o orçamento, o público-alvo e período de exibição. Mas disso, falaremos em outra publicação mais detalhadamente.

Pense como seu cliente: o que você gostaria que uma empresa fizesse para despertar o seu interesse em interagir?

O conteúdo é muito importante para atrair a atenção das pessoas na internet, busque entender seu público e dedique um tempo a isso, tenho certeza que lhe trará ótimos resultados.

Bons negócios e nos vemos na próxima! 😉

Sobre o Autor

é desenvolvedor web que ama design e fotografia. Curte livros técnicos, gosta de novas tecnologias e tudo que envolva internet e marketing digital. É taurino com ascendente em vaca, lua em Lívia e odeia astrologia. Acredita que o bom humor pode deixar a vida menos feia.