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4 erros que você NÃO deve cometer com seu site

Por Lívia Ferraz em 14/04/2015 - Sem Comentários

A partir de hoje a Moopix está começando uma série de publicações que vai te ajudar com seu site.

Você vai aprender a manter seu site bonito, visitado e trazendo retorno para o seu negócio. São dicas simples, mas muito importante para sites de qualquer tipo de segmento.

Hoje falaremos sobre erros comuns (e graves) que podem deixar seu site menos relevante para os sistemas de buscas e também para seu público, e mostraremos como resolver esses problemas de forma fácil. Vamos começar!?

 

Problemas nos negócios

 

1º – Falta de planejamento

O primeiro item parece óbvio, mas é muito comum e é o grande vilão da história: a falta de planejamento.

Ao iniciar qualquer projeto é necessário fazer uma análise do cenário. O planejamento economiza tempo e recursos financeiros porque haverá uma concentração de esforços nos objetivos do negócio tornando maior a chance de atingir as metas e menor o risco de grandes mudanças posteriores.

Ao criar um site, os objetivos do negócio comumente estão ligados a obtenção de lucro, claro. Mas as estratégias para obtê-lo são inúmeras. A empresa pode enfatizar na(o):

apresentação do portfólio – fazer do site um catálogo dos produtos e serviços e mostrá-los detalhadamente, o que muitas vezes é custoso e demorado para se fazer no ponto de venda;

fortalecimento da marca – através da missão, visão, valores e estratégias da empresa agregar valor ao produto/serviço e/ou marca;

busca por novos clientes – um site com uma estratégia de divulgação bem estruturada pode dar uma enorme visibilidade do negócio para o público ideal, aí é juntar a fome com a vontade de comer 😉

a fidelização dos clientes – um site pode ser muito mais complexo que um simples repositório de informações. Com sistemas integrados, a venda e o pós venda podem ser automatizados e se tornarem extremamente eficientes, deixando o cliente satisfeito, seu negócio mais organizado e objetivo, melhorando a eficiência operacional e auxiliando o suporte.

A identificação dos objetivos de negócio ainda envolvem o público alvo e as características do mercado, envolvendo localização, situação econômica e os concorrentes. Assim pode-se partir para definição de outros pontos como estratégias, conteúdo e tecnologia.

 

2º – Conteúdo desatualizado

Você não vai querer que seus clientes pensem que, assim como seu site, sua empresa está abandonada. Se o seu site possui uma área de banners ou de notícias, eles devem ser atualizados com frequência. Acessar um site em que a última notícia foi inserida meses atrás é o mesmo que deixar sua loja cheia de teias de aranha.

 

3º – Layout ultrapassado

Quanto a aparência, um aspecto velho afeta diretamente na credibilidade da sua empresa. Basta pensar na sua reação quando entra em um site e o acha feio e velho, provavelmente você desconfia da empresa, produto, serviço ou marca.

Assim como a fachada da sua empresa que ao ficar suja, ultrapassada e desbotada precisa de uma reforma, o seu site também necessita, pois ele é a fachada da sua empresa na internet.

 

4º – Falta de divulgação

Seu site pode ter ficado lindo e com conteúdo rico, mas é somente mais um na imensidão dos sites.

Sem uma estratégia de divulgação, dificilmente as pessoas chegarão até seu site, a não ser que sua marca já seja muito conhecida e desejada.

Você deve estampar o seu endereço virtual em todo seu material de papelaria, fachada, plotagem dos carros e panfletos, mas isso ainda não é suficiente para atingir um bom tráfego, principalmente se o interesse do negócio é ser conhecido por novos clientes.

O Google é a grande ferramenta de busca que leva as pessoas aos conteúdos que desejam. Pois bem, se seu site é novo ele não aparecerá espontaneamente nas primeiras páginas de buscas por produtos/serviços que sua empresa oferece. No Facebook, uma fanpage no facebook com poucos seguidores e sem engajamento também não fará milagres. Por isso, tenha em mente o investimento em campanhas de publicidade online. Você pode pagar para aparecer bem posicionado nos resultados de busca do Google e também por anúncios patrocinados no Facebook. Isso pode ser mais barato do que você imagina. Consulte, você se surpreenderá.

Falaremos mais detalhadamente desses assuntos em novas publicações. Acompanhe nossa série de dicas e, assim como nós, fique sempre conectados! Até a próxima 😉

 

Sobre o Autor

é designer formada pela UFES e pós graduada pela UFF em design instrucional. Gosta de viajar e fotografar cada textura ao longo do caminho. Ama papéis e não pode ver uma papelaria. Prefere papéis a sapatos.